Agende seu Horário

Indústria da beleza aposta na inteligência artificial e realidade aumentada

01/06/2019 - Por Natalie Rosa

Grandes marcas de cosméticos estão apostando na tecnologia para divulgar e vender seus produtos. Empresas de renome já investem na realidade aumentada e inteligência artificial para ganhar destaque no mercado.

Guive Balooch, vice-presidente global da incubadora de tecnologia da L'Oreal, conta que a inovação trouxe um novo tipo de cliente, muito mais exigente. "Elas querem produtos mais personalizados e precisos, e nós temos que responder", revela o executivo.

 

Inteligência artificial para a melhor escolha

Balooch explica que 50% das mulheres reclamam que não conseguem encontrar o melhor tom de base para suas peles, principalmente quanto o assunto é pele negra. Então, em vez de colocar à venda diversas cores diferentes de um produto, a Lâncome, subsidiária da L'Oreal, criou uma máquina que faz uma base personalizada. Batizada de Le Teint Particulier, a inteligência artificial é capaz de oferecer o tom perfeito para a pele da cliente.

A captura da tonalidade da pele é feita com um instrumento de mão pelo próprio vendedor, funcionando como se fosse um scanner. Então, os resultados são transferidos para um computador, que usa um algoritmo para escolher entre 20 mil cores diferentes. Na sequência, a máquina cria o produto. Tudo isso dentro da loja.

Inicialmente, a tecnologia está disponível apenas em uma loja do Reino Unido, mas acredita-se que a demanda por cosméticos personalizados cresça rápido, segundo estudo de mercado da empresa de pesquisas Mintel.

 

Provador de realidade aumentada

A realidade aumentada pode ser usada para ajudar a cliente a escolher os produtos, como vem fazendo a Sephora. Com o software Virtual Artist, é possível experimentar milhares de tons de batom e sombra diretamente de seus smartphones, já no quiosque da loja.

O app funciona com a medição dos lábios e olhos da cliente em tempo real e rastreando os pontos característicos do rosto para descobrir onde a maquiagem será aplicada. O sistema ainda faz a orientação com tutoriais e combinações de tons à cor da pele.

 

Fonte e imagem: https://canaltech.com.br/inovacao/industria-da-beleza-aposta-na-inteligencia-artificial-e-realidade-aumentada-140107/